segunda-feira, 22 de abril de 2013
sexta-feira, 15 de março de 2013
Vice-Presidência
Pastor Fernando Junior |
Pastor Fernando Costa Junior, nascido em berço evangélico,
começou dedicar-se muito cedo ao ofício de seus pais, pai pastor e mãe missionária com experiência de 30 anos de pastorado. Ingressou inicialmente, no grupo infantil, mocidade e tornou-se conselheiro do grupo de jovens, atuando a partir daí diretamente com a direção da Igreja. De conselheiro tornou-se tesoureiro e Evangelista consagrado em 2006. No ano seguinte (2007) exerceu sua função, ministrando em várias igrejas e variados eventos. Em Agosto de 2009 aos 20 anos de idade, foi separado à função Pastoral, segundo sua ordem eclesiástica. Hoje exerce a função de vice-presidente estadual aos 24 anos de idade, sendo 8 destes dedicados ao Ministério. Deus lhe abençoe pastor!
Siga o Pastor no twitter.com/FejuniorOficial
ou acesse Portal Missão Colheita
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Conheça Missão Colheita
Personalidade Juridica devidamente registrada nos órgãos de praxe, tendo sua Matriz Nacional sito à Rua Dez de Novembro, 34, Canutama, 68795-000, Benevide/PA. Fundada pela Pastora Pureza Maria dos Santos e pelo então Pastor Fernando da Costa Junior em 09 de Agosto de 2009.
sábado, 26 de janeiro de 2013
Porque tenho que ir à Igreja?
A salvação
é individual. É verdade! Paulo disse que “cada um” será julgado
“perante o tribunal de Cristo” (2 Coríntios 5:10). Não seremos
julgados coletivamente como igrejas.
A igreja não
salva ninguém. Isso, também, é verdade! É pelo sangue de Jesus que recebemos
“a remissão dos pecados” (Efésios 1:6-7).
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé” (Efésios 2:8).
A igreja não morreu por nós, e não é capaz de nos salvar.
Algumas
pessoas, compreendendo estes fatos, chegam à conclusão que a vida cristã não
tenha nada a ver com a igreja. Pode freqüentar uma se quiser, mas também pode
usar o tempo igualmente bem recebendo amigos em casa, passeando no shopping
ou indo pescar. Pode comunicar com Deus em qualquer lugar, então quem precisa
de igrejas?
Antes de
descartar ou desprezar a igreja na sua vida, não seria importante ver o que
Deus diz a respeito dela?
A igreja
(grego, ekklesia) é um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado
e pertencerem a Cristo. Jesus prometeu edificar a igreja dele (Mateus 16:18).
Deus comprou a igreja com seu próprio sangue no sentido que ele comprou cada
pessoa salva (Atos 20:28; cf. 1 Coríntios 6:20).
Paulo
frisou a importância de procedimento adequado
“na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da
verdade” (1 Timóteo 3:15). Embora a igreja não salva, ela tem um
papel fundamental na divulgação do evangelho. Devemos valorizar a casa de
Deus.
Quando se
trata da responsabilidade de participar de uma igreja, uma congregação local,
o Novo Testamento não deixa dúvida. Além de muitos exemplos no livro de Atos
e referências nas epístolas, encontramos instruções específicas que exigem
a nossa participação nas reuniões de uma igreja. O autor de Hebreus
claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque
negligenciam seu papel importante na edificação mútua (Hebreus 10:23-27).
Outras
instruções exigem a nossa participação nas reuniões da igreja para
participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:17-34; cf. Atos 20:7), para juntar
ofertas (1 Coríntios 16:1-3; Atos 4:36-37; 5:1-2) e para resolver questões de
pecado na congregação (1 Coríntios 5:4-5). Discípulos de Cristo se juntam,
também, para cantar hinos de louvor e edificação (Efésios 5:19-21) e para
ensinar a palavra do Senhor (1 Coríntios 14:26).
Pessoas
que negligenciam estas responsabilidades, não participando dos cultos da
congregação, desobedecem a Deus. Pecam contra os irmãos e contra o Senhor.
Seja fiel
na sua participação em uma congregação local. E não deixe de examinar tudo
para verificar que a igreja onde você congrega esteja realmente agradando a
Deus em doutrina e prática (1 Tessalonicenses 5:21-22).
Igrejas Missão Colheita
Pará/Brasil
O que significa a SOMBRA DO ONIPOTENTE?
Salmo
91:1 diz: “O
que habita no esconderijo do Altíssimo
e descansa à
sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio
e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.”
Antes
de comentar sobre este texto, consideremos os significados bíblicos
da palavra sombra.
1.
Sombra literal. Às
vezes, o sentido é
literal –
a luz é
bloqueada ou a escuridão
resulta da ausência
de luz (2 Reis 20:9-11; Neemias 13:19; Atos 5:15). A sombra traz alívio
do calor do sol (Jó
7:2; cf. Isaías
34:15; Marcos 4:32).
2.
Símbolo
da brevidade.
Davi falou da brevidade da vida terrestre do homem: “Como
a sombra são
os nossos dias sobre a terra, e não
temos permanência”
(1
Crônicas
29:15). “O
homem é
como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa”
(Salmo
144:4). Bildade disse: “Porquanto
nossos dias sobre a terra são
como a sombra”
(Jó
8:9).
3.
Símbolo
da morte, do perigo ou das coisas tenebrosas.
Jó
falou sobre “a
terra das trevas e da sombra da morte ...onde a própria
luz é
tenebrosa”
(10:21-22).
Davi falou do “vale
da sombra da morte”
(Salmo
23:4; cf. 102:11; 109:22-23; Jeremias 2:6; 13:16).
4.
Símbolo
de proteção
e refúgio.
Jotão
falou, embora em tom de ironia devido à
presunção
de Abimeleque, da proteção
que um rei oferece aos seus súditos
(Juízes
9:15). Os judeus procuravam, em vão,
refúgio
na “sombra
do Egito”
(Isaías
30:2-3). O rei Nabucodonosor foi comparado a uma árvore
dando sombra e proteção
(Daniel 4:12). A idéia
da sombra de proteção
vem do alívio
e proteção
do calor citado acima (cf. Jonas 4:5-6; Isaías
25:4-5).
5.
Símbolo
da ignorância
espiritual.
Mateus citou a profecia de Isaías
9:2 quando falou da pregação
de Jesus (4:16). Zacarias citou a mesma profecia quando falou do trabalho de seu
filho como precursor do Messias (Lucas 1:79).
Uma
imagem imperfeita de uma realidade maior.
Paulo disse que as coisas do Velho Testamento eram sombra das coisas de Cristo
(Colossenses 2:17; cf. Hebreus 10:1). O tabernáculo
dos israelitas era uma sombra da aliança
de Jesus (Hebreus 8:5-13; cf. 9:23).
Várias
vezes, a Bíblia
fala sobre a sombra de Deus. Em qual desses sentidos devemos entender a
sombra do Senhor? Textos como Salmo 57:1 deixam claro o sentido de proteção
oferecida aos homens: “Tem
misericórdia
de mim, ó
Deus,... pois em ti a minha alma se refugia; à
sombra das tuas asas me abrigo, até
que passem as calamidades.”
Veja
Salmos 36:7; 63:7; 121:5; Isaías
4:5-6; 32:1-2; 51:16. A sombra do Onipotente é
a proteção de Deus para todos os que crêem Nele.O que é Culto Racional na Bíblia?
igrejamissaocolheita.blogspot.com |
Apresentar
os nossos corpos a Deus é o nosso “culto racional” (Romanos 12:1). Qual o
significado desta expressão? Para entender o termo usado por Paulo, devemos
compreen-der as duas palavras que ele empregou.
Culto
traduz uma palavra grega (latreia) que aparece cinco vezes
no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é
traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 e “serviço(s)
sagrado(s)” em Hebreus 9:1 e 6. Significa serviço. Pode ser o serviço de
obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em
Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a palavra
culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor quando
cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência
que honra o nome de Deus.
Racional
vem da palavra grega logikos. Nesta palavra, não é difícil ver
a idéia da lógica ou raciocínio. Este adjetivo aparece, no Novo Testamento,
somente aqui e em 1 Pedro 2:2, onde descreve o leite espiritual.
A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT,
e é traduzida por termos como palavra, conta, ensinamento,
modo, ditado, testemunho, verbo, etc. A idéia
principal tem a ver com discurso e raciocínio.
O que
é, então, o nosso culto racional? Uma vez que entendemos o que Deus tem feito
por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e serviço. O uso da
palavra “pois” em Romanos 12:1 mostra que este serviço razoável se baseia
nas coisas ditas anteriores. Paulo acabou de falar sobre a profundidade da
riqueza de Deus, que nos criou e nos deu a salvação de graça (Romanos
11:33-36). Por isso, devemos nos dedicar ao Senhor.
Nenhuma
outra resposta faz sentido. Rejeitar o Deus que nos deu a vida – duas
vezes! – seria loucura. Não amar aquele que nos ama tanto não seria
sensato. Rebelar-se contra o soberano que tem demonstrado sua bondade e
severidade (Romanos 11:22) seria totalmente ilógico.
Romanos
12:1 frisa um fato importante no estudo da palavra de Deus. Nosso estudo nunca
deve se reduzir a um exercício acadêmico – aprendendo só para saber. O
conhecimento da palavra de Deus exige uma aplicação prática. A maioria das
cartas do NT, como é o caso de Romanos, contém uma série de aplicações práticas
no final, depois de estabelecer a base doutrinária. Tiago disse: “Tornai-vos,
pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes” (Tiago
1:22). Este é o nosso culto racional!
Leio a Bíblia e não Entendo, o que devo fazer?
Muitas
pessoas sabem que a Bíblia é boa e importante, e até gostariam de entendê-la.
Mas quando começam ler, ficam confusas e, muitas vezes, desistem do estudo
quase antes de iniciar. Por onde começar para entender a Bíblia? Quero
oferecer algumas sugestões práticas.
(1)
Prepare o coração para aceitar e aplicar a palavra (Tiago 1:21-22)
(2) Comece
com uma vista panorâmica da Bíblia. Observe que a Bíblia tem duas divisões
principais: o Antigo Testamento, que é composto de livros escritos antes do
nascimento de Jesus, e o Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda dele.
O Antigo
Testamento pode ser dividido em (a) livros da Lei (Gênesis - Deuteronômio),
que falam sobre as origens do povo judeu e da lei que Deus lhes deu, (b) livros
de História (Josué - Ester) que registram fatos importantes sobre os
israelitas entre 1.400 e 400 anos a.C.), (c) livros de Sabedoria (Jó - Cântico
dos Cânticos) e (d) livros de Profecia (Isaías - Malaquias), que relatam
mensagens especiais de Deus para os homens ao longo de 500 anos.
O Novo
Testamento se divide em (a) relatos do Evangelho (Mateus - João) que falam
da vida de Jesus na terra, (b) um livro de História (Atos dos Apóstolos) que
fala dos primeiros 30 anos da igreja primitiva, (c) cartas aos cristãos
(Romanos - Apocalipse), escritos para orientar e encorajar igrejas e indivíduos
no seu serviço ao Senhor.
(3)
Desenvolva o costume de leitura. Escolha uma abordagem à leitura e separe algum
tempo cada dia para ler e conhecer o conteúdo da Bíblia.
(4) Estude
o texto de livros específicos. Além da leitura, dedique um tempo para
regularmente estudar livros da Bíblia. Boas escolhas para iniciar são livros
como Gênesis, ou um dos relatos do Evangelho. Pela leitura, vai conhecer outros
livros e já poderá escolher outros para estudar depois de terminar os
primeiros. O estudo dos textos bíblicos, especialmente estudando livros
completos, é uma das coisas mais importantes para evitar os erros que resultam
de distorções e aplicações erradas. É importante compreender os textos no
seu contexto.
(5) Faça
estudos de assuntos importantes para esclarecer dúvidas e entender como agir.
Na leitura, nos estudos textuais, e nas conversas com outros, surgirão
perguntas. Procure respostas por meio de estudo cuidadoso, verificando o sentido
de palavras, juntando informações de vários textos, e sempre lembrando do
contexto.
Com paciência,
disciplina e dedicação, você terá o prazer de aprender muito sobre a vontade
de Deus!
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O que é GALARDOADOR na Bíblia?
Algumas
boas traduções bíblicas usam palavras que não são muito comuns nas nossas
conversas diárias.
missaocolheita.blospot.com |
Vamos usar
a palavra “galardoador” para ilustrar como esclarecer dúvidas quando
encontramos palavras desconhecidas na leitura bíblica. Em Hebreus 11:6, o autor
disse: “De fato, sem fé é impossível
agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus
creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (da
versão Almeida Revista e Atualizada, 2ª edição – RA2).
Se você já
conhece a palavra, o versículo fará sentido e você continuará a sua leitura.
Se não, há várias maneiras simples de esclarecer a dúvida para compreender a
leitura.
(1) Consultar
outras versões. Há várias traduções da Bíblia na língua
portuguesa. Algumas são melhores do que outras, mas nenhuma é perfeita para
todos os leitores. Quando encontra uma palavra difícil, pode procurar outras
versões para achar uma palavra mais comum. No caso da palavra galardoador em
Hebreus 11:6, algumas (como a Revista e Corrigida) usam a mesma palavra. Mas se
comparar algumas outras versões (neste caso, a NVI ou a NTLH), vai encontrar
uma frase mais simples – “que recompensa”.
(2) Consultar
um dicionário comum. Se não tiver acesso a outras versões, pode
consultar um dicionário como o Aurélio ou Houaiss e descobrir que um
galardoador dá um galardão, que significa recompensa ou prêmio.
(3) Procurar
o sentido da palavra original. Em alguns casos, consegue-se um
entendimento melhor por meio de dicionários bíblicos ou léxicos que tratam do
significado da palavra no idioma original. O Novo Testamento foi escrito em
grego, e quase todo o Velho Testamento, em hebraico. Bons dicionários bíblicos
(como o Dicionário Vine) são caros, mas podem ajudar o estudante esforçado.
Vine define “galardoador”, citando a palavra grega (misthapodotes) e
explicando seu significado: “aquele que paga salário”. Depois, ele fala das
origens da palavra e comenta sobre o uso dela em Hebreus 11:6 (Dicionário
Vine, página 671).
Com estas
informações, o versículo citado se torna fácil. Devemos crer em Deus e
acreditar que ele dá a recompensa para aqueles que o buscam. Agora, a parte difícil
não é a compreensão, e sim, a aplicação. Você realmente está buscando
Deus?
Tudo é Válido para com Deus?
A
liberdade se tornou o alvo principal na vida de muitas pessoas. Desejam ser e
fazer o que querem, sem nenhuma limitação imposta por outros. As perspectivas
de Deus e da sua palavra são bem divergentes. Alguns enxergam Deus como um
grande estraga prazer. Outros levam a questão ao outro extremo e procuram usar
a própria Bíblia para “provar” que Deus não impõe quase nenhuma restrição
na vida das suas criaturas. Estas pessoas encontram um prato cheio na primeira
carta de Paulo aos coríntios. Quatro vezes em dois versículos diferentes,
Paulo disse que “todas as coisas são lícitas”
(1 Coríntios 6:12; 10:23). Quando alguém reprova qualquer conduta,
dizendo que Deus não aprova, estas pessoas libertinas já têm a resposta na
ponta da língua: “Todas as coisas são lícitas” e pronto! Não precisa
provar mais nada!
O problema
com essa abordagem é que o contexto de 1 Coríntios dá outro sentido às
palavras de Paulo. Ele respondeu às perguntas dos coríntios usando ironia para
destacar as ideias absurdas deles. Vejamos alguns outros exemplos do mesmo livro
antes de voltar para esses dois versículos.
Falando
sobre a autoridade apostólica, ele disse em 1 Coríntios 4:9: “...parece
que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar”. Deus
colocou os apóstolos em último lugar no seu reino? Tanto Paulo como os coríntios
sabiam que não era bem assim. Em 1 Coríntios 12:28, o mesmo autor disse: “A
uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos....”. Então,
como entender a primeira afirmação? Paulo usou ironia para descrever a maneira
que alguns distorciam a realidade e tentavam minimizar a autoridade apostólica.
Tratando
de problemas relacionados ao amor e a liberdade, ele disse em 1 Coríntios 8:1
“reconhecemos que todos somos senhores do saber”. Será que somos
mesmo? É claro que não. Paulo chamou atenção dos leitores imitando a arrogância
deles. Ao invés de demonstrar a humildade e mansidão necessárias para
aprender a verdade (veja Tiago 1:21), estes orgulhosos se achavam donos da
verdade. Neste caso, Paulo corrigiu logo esta perversão dos fatos. No próximo
versículo ele nega essa afirmação, dizendo: “Se
alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém
saber” (1 Coríntios 8:2). No mesmo capítulo, no versículo 7, ele
disse: “Entretanto, não há esse
conhecimento em todos...” Todos nós somos senhores do saber, donos
da verdade? Absolutamente não!
Paulo usa
a mesma ironia em 1 Coríntios 6:12 quando diz: “Todas
as coisas me são lícitas....” Será que não há limite na vida
do cristão? Devemos isolar esta frase e interpretá-la ao pé da letra para
dizer que o cristão fica livre para fazer o que quiser? Tais conclusões deste
versículo ilustram bem o problema de pessoas interpretarem as Escrituras de uma
maneira desonesta para tentar justificar seu desrespeito para com Deus. É claro
que há limites na nossa vida, impostos pelo nosso Criador. Neste mesmo capítulo,
Paulo acabara de dizer que as pessoas que praticam pecado não herdarão o reino
de Deus (1 Coríntios 6:9-10).
Tirando qualquer dúvida, ele acrescenta poucos versículos depois que devemos
fugir da imoralidade, pois é pecado (1 Coríntios 6:18). Somente por meio de
uma leitura muito seletiva alguém usaria as palavras de Paulo para defender sua
libertinagem. Todas as coisas são lícitas? Absolutamente não! (veja 1 Coríntios
6:15).
Falando
sobre carne sacrificada aos ídolos, Paulo disse: “Todas
as coisas são lícitas” (1 Coríntios 10:23). Algumas pessoas
pervertem o sentido desse versículo para anular a proibição absoluta de Atos
15:20 e 29, onde o Espírito Santo proibiu o comer carne sacrificada aos ídolos
e o comer sangue. Mas, em 1 Coríntios 10:20-22, Paulo afirma que a pessoa que
come carne sacrificada aos ídolos está em comunhão com demônios, e não com
Cristo! Jesus condenou cristãos que praticaram esse pecado (Apocalipse
2:14,20). Todas as coisas são lícitas? Absolutamente não!
Outros
autores defendem o mesmo princípio de obediência às limitações impostas por
Deus. Pedro nos chama à santidade e ao temor de Deus (1 Pedro 1:13-17). João
reconhece o problema da desobediência, e exorta os leitores a não viver no
pecado (1 João 1:5-10; 2:1-3; 3:6). Os servos de Deus vivem debaixo das limitações
impostas pelo Rei, Jesus Cristo (1 Coríntios 9:21).
CIMCO Convenção Geral das Igrejas Missão Colheita
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Contato Telefônico: (91) 8459 1055 (Claro)
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